O artista australiano Craig Walsh cria projeções feitas com slides fotográficos que enfeitam paisagens e espaços públicos em todo o mundo.
+ Inspetor escolar viraliza com passos inovadores de dança – Assista aqui o vídeo
+ Nova-iorquinos que já foram condenados por maconha poderão ser os primeiros a vendê-la legalmente
Em uma nova série intitulada ‘Monuments’, que engloba muitas de suas obras, o trabalho de Walsh apresenta uma evolução em amplitude e, em algumas obras o artista incorporou vídeo e som ao vivo, que permitem aos espectadores uma interação com os personagens iluminados.
Craig conta que inicialmente estava mais conceitualmente ligado a como o ambiente em que existimos influencia a condição humana mas, para ele, seu trabalho se transformou em algo ainda mais desafiador. Hoje, suas instalações responsivas abordam mais diretamente as narrativas tradicionais e desafiam “a história seletiva representada em nossos espaços públicos”, disse ele ao site Colossal.
Muitas de suas criações celebram pessoas que impactaram de forma significativa suas comunidades e, mesmo assim, foram negligenciadas pela história. Por exemplo, em sua recente instalação em Charlotte, nos EUA, Walsh homenageia os descendentes dos residentes negros do local.
Piscando, bocejando e exibindo várias expressões faciais, as figuras emotivas abordam as conexões entre as pessoas e seus arredores. As enormes instalações transformam temporariamente as copas das árvores em retratos em grande escala.